Entrevista concedida ao programa jornalístico Canal Livre da Band no dia 1º de junho de 2008.
Conheça melhor o MST! Não formule opiniões sobre o movimento embasado em pareceres da Revista Veja, Rede Globo, TV Bandeirantes e outros. Busque, também, informações de outros meios de comunicação e confronte os dados e argumentos opostos.
Bem, decidi postar as 7 partes da entrevista do principal líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), maior movimento social do Brasil e que envolve cerca de 1 milhão de pessoas em todo o país.
1ª parte:
Nessa primeira parte, o entrevistado aborda as contradições das grandes empresas brasileiras que atuam sem autorização ambiental e estão ligadas diretamente ao poder político em alguns estados do Brasil. É a união dos poderes político e econômico, reforçado pela poder midiático para emitir opiniões unilaterais e ideologizadas do movimento. Stédile também afirma que as populações sem-terra tem o dever de insurgirem contra as grandes empresas que não cumprem a lei e contra o governo que não realiza a Reforma Agrária, conforme consta na Carta Magna do país.
2ª parte:
Interessante nessa segunda parte quando Stedile diferencia o conceito legal de INVASÃO e OCUPAÇÃO. Segundo Stedile, OCUPAÇÃO é uma aglomeração de pessoas em prédio público, fazenda ou afins para denunciar e exigir a aplicação da LEI, o que é legal.
Ainda nessa parte, o entrevistado segue criticando o governo Lula por priorizar o agronegócio em detrimento da agricultura familiar que abastece a maior parte dos lares do Brasil e nega a possibilidade de estagnação dos movimentos sociais mediante a ascensão dos programas assistenciais de Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário